Uma sessão nova no meio do relato, respondendo dúvidas! :) Adorei.
Um amigo meu perguntou sobre quando a assembleia não resolve:
"Eu também fiquei me perguntando (num post lá atrás.. quando vc mencionou o tdah) como eles resolveriam conflitos e comportamentos abusivos.. vi que tem a assembleia, mas ainda fiquei na dúvida como eles realmente implementam e se não conseguem resolver isso na assembleia. O que rola? Conversinha, castigo, notinha na agenda, reunião com os pais, piscopedagogo, expulsão?"
Pelo que entendi, a assembleia é a última instância, último caso, último recurso quando nada mais funciona. A primeira coisa que tem é a regra do stop, que eles prezam bastante; tem também o "declared boundaries", os limites declarados. Às vezes alguém faz alguma brincadeira que a outra pessoa não gosta, mas o brincador não sabia que incomodaria, então a pessoa deixa claro o limite: "não gosto de ser chamada de blablabla", "não gosto quando você faz isso ou aquilo". Assim, agora que a pessoa já sabe, não rola mais de fazer. Quando isso não funciona, eles podem pedir ajuda de amigos, ou conversar com algum professor. A reunião de mediação, que foi a solução da assembleia que eu vi, geralmente acontece antes da assembleia. Algum professor media a conversa entre as pessoas, às vezes com outras crianças que possam ajudar também, e tentam chegar numa solução.
[update: a escola também tem um sistema de mentores, em que as crianças mais velhas são mentoras das mais novas. Esses mentores podem ajudar a resolver conflitos também, antes de chegar nas assembleias ou até nos professores]
Perguntei pro Bhawin o que acontece quando a assembleia não funciona. Ele disse que em casos muito raros, eles fazem reuniões com as famílias. Se tem alguma criança muito agressiva, que não consegue controlar seus impulsos, e a escola não está sendo um bom encaixe, eles trabalham com a criança e a família para tentar resolver. Em último caso, se for um comportamento MUITO abusivo e nada disso resolver, eles pedem para a criança sair da escola.
Então, respondendo: rola muita conversinha; não rola castigo, cantinho do pensamento etc; pode rolar reunião com os pais; não rola psicopedagogo; e, em último dos últimos casos, pode rolar sair da escola.
Tem mais perguntas, dúvidas, comentários? Coloca aqui, quem sabe rola um FAQ 2?! ;)
Um amigo meu perguntou sobre quando a assembleia não resolve:
"Eu também fiquei me perguntando (num post lá atrás.. quando vc mencionou o tdah) como eles resolveriam conflitos e comportamentos abusivos.. vi que tem a assembleia, mas ainda fiquei na dúvida como eles realmente implementam e se não conseguem resolver isso na assembleia. O que rola? Conversinha, castigo, notinha na agenda, reunião com os pais, piscopedagogo, expulsão?"
Pelo que entendi, a assembleia é a última instância, último caso, último recurso quando nada mais funciona. A primeira coisa que tem é a regra do stop, que eles prezam bastante; tem também o "declared boundaries", os limites declarados. Às vezes alguém faz alguma brincadeira que a outra pessoa não gosta, mas o brincador não sabia que incomodaria, então a pessoa deixa claro o limite: "não gosto de ser chamada de blablabla", "não gosto quando você faz isso ou aquilo". Assim, agora que a pessoa já sabe, não rola mais de fazer. Quando isso não funciona, eles podem pedir ajuda de amigos, ou conversar com algum professor. A reunião de mediação, que foi a solução da assembleia que eu vi, geralmente acontece antes da assembleia. Algum professor media a conversa entre as pessoas, às vezes com outras crianças que possam ajudar também, e tentam chegar numa solução.
[update: a escola também tem um sistema de mentores, em que as crianças mais velhas são mentoras das mais novas. Esses mentores podem ajudar a resolver conflitos também, antes de chegar nas assembleias ou até nos professores]
Perguntei pro Bhawin o que acontece quando a assembleia não funciona. Ele disse que em casos muito raros, eles fazem reuniões com as famílias. Se tem alguma criança muito agressiva, que não consegue controlar seus impulsos, e a escola não está sendo um bom encaixe, eles trabalham com a criança e a família para tentar resolver. Em último caso, se for um comportamento MUITO abusivo e nada disso resolver, eles pedem para a criança sair da escola.
Então, respondendo: rola muita conversinha; não rola castigo, cantinho do pensamento etc; pode rolar reunião com os pais; não rola psicopedagogo; e, em último dos últimos casos, pode rolar sair da escola.
Tem mais perguntas, dúvidas, comentários? Coloca aqui, quem sabe rola um FAQ 2?! ;)
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