Pular para o conteúdo principal

o ano termina...

lá vai mais um ano se encerrando, chegando ao fim dos suados tantos dias.

esses tempos tava pensando, tentando decidir se 2010 tinha sido bom ou ruim, e também decidindo o que esperar, enfim, de 2011. fiquei olhando um pouco pra trás, lembrando do meu ano e do ano dos outros, e o que senti é que 2011 vai ser um tanto parecido com seus companheiros mais antigos;

pra uns, vai ser o ano mais feliz da vida - vai ser o ano do casamento, do nascimento do filho, da gravidez, da promoção no emprego, da compra no apartamento, de passar no vestibular, de encontrar o amor da vida. pra outros, e às vezes até pra esses mesmos, vai ser um ano difícil, de desafios impensados, fins de namoros, perda de emprego, e outros percalços. 2011 vem, com certeza, com dias doces e outros nem tanto, com viagens programadas e mudanças de planos. vem humildemente, como todos os outros que o antecederam: muitas coisas pra acontecer, dos mais variados tons e sabores, esperando, talvez, que a gente não fique tão extenuado como ele viu acontecer antes.

então, pensando um pouco no bem do próprio ano, que carrega tantas expectativas e desejos nas costas, eu desejo pra todo mundo muito fôlego. que a gente consiga aproveitar, curtir mesmo, as coisas boas que 2011 nos reserva; e que a gente consiga ter muita força, e um tanto de boa vontade, pra tentar encarar os desafios e, se pá, até aprender com eles. que o ano que vem não pareça tão longo, nem arrastado, nem chato nem persistente. que ele, 2011, possa ser inteiro, e que a gente possa ser inteiro nele.

e meu outro desejo é que eu consiga colocar em 2011 aquilo que eu quero que ele traga pra mim.

aogra vamos, que só falta um diazinho! feliz ano novo!

Comentários

Van disse…
eu quero mágica no nosso ano? posso pedir só isso pra ele?

te amo
Lulu disse…
Feliz ano novo, irma linda! I'm so blessed. You have made my life so wonderful! Te AMO!

Postagens mais visitadas deste blog

paredes

quando eu engravidei a gente morava em um apartamento de dois quartos que tinha sido reformado pra ser um quarto só - um quarto bem grande, com uma escrivaninha imensa na ponta, uma amplidão que só vendo. e uma das primeiras coisas que pensamos foi: "o bebê vai precisar de um quarto!" (falo sobre essa ilusão em outro post depois, vamos por partes).

começamos então uma pequena reforma pra levantar a parede e dividir o quarto em dois, e esses dias pensei nessa história e lembrei da angústia que isso me deu. lembro de um dia deitar na cama e chorar, me sentindo claustrofóbica e apertada. acho que na verdade aquela parede, além dos enjoos e da barriga crescendo, materializava a mudança imensa que estava acontecendo, toda a transformação que estava por vir. era uma das primeiras concessões que o meu eu-mãe fazia ao bebê, e acho que me fez pensar em todas as outras coisas que eu abriria mão, em tudo que nunca mais seria o mesmo.

hoje, vejo como foi bom eu ter tido esse tempo de c…

passos

filha, hoje eu aprendi que preciso confiar nos seus passos. vc queria atravessar por aí, como seus amiguinhos estavam fazendo com tanta tranquilidade, e eu fiquei te dando a mão. até que vc falou que queria ir sozinha, que vc conseguia, e eu falei que eu tinha medo. tentei pegar sua mão de novo, e vc não deixou. "eu consigo, mamãe." e foi. concentrada, com seu passo pequeno e tão confiante, determinada como vc sempre é. eu fui logo atrás, segurando a respiração e repetindo como um mantra que preciso confiar nos seus passos. vc atravessou, ficou feliz e orgulhosa, e eu também. o coração acelerado, pensando "e se...". mas confiando. assim vai ser, filha, por todo o tempo: eu aprendendo a confiar nos seus passos, nas suas escolhas. sabendo que às vezes vc vai cair e eu vou precisar ser forte pra te amparar. sabendo que muitas vezes vc vai me mostrar ser mto mais capaz do que eu julgo, me ensinando que meu papel é te encorajar e deixar ir. não achei que fosse ser difíc…

desmame

foram mtas tentativas de desmame; teve a vez que a dentista fez terrorismo e disse que as cáries eram da amamentação. e eu acreditei, cheguei em casa de noite e falei que não ia ter peito, e a clarice chorou muiiiiito, e eu chorei muito tb, até desistir depois de 1h e dar mamá pra ela, as duas soluçando e eu abraçando ela forte. eu falava nessa época que queria desmamar, mas não estávamos prontas. teve tb no natal, que ela passou dois dias sem pedir e eu pensei que pronto, tinha desmamado assim, sozinha e do nada. mas, risos, claro que não. teve as vezes que eu quase surtava de madrugada, exausta e irritada. teve a vez no carnaval, que eu tive que ninar ela no colo duas madrugadas, peguei uma gripe braba e desisti pq precisava dormir. e teve a vez que foi, de verdade, o desmame. não teve combinado, não falei que ela era grande (pq ela sempre respondia isso com um gugu-dadá com voz de bebê, falando que era pequenininha), e tb não teve raiva ou surto. era o segundo dia que ela mamava de…