Pular para o conteúdo principal

Faça você mesmo

Desde que mudamos pro apartamento atual, 1 ano atrás, essa estante de caixas é nosso grande xodó - e das visitas também, que adoram! São baratas, práticas e multi-uso - começaram a labuta na cozinha, antes dos armários chegarem; migraram pra sala, onde guardaram mimos e enfeites, e agora estão também no escritório, com livros e bagunça.

Quer aprender a fazer também? Simbora!

1. A primeira coisa é ir até o CEASA mais próximo e pedir pra alguém umas caixas de madeira. Aqui em Brasília nos cobraram 5 reais por caixa (sempre bom contribuir pra cerveja da galera, hein?!). Pegamos 6 caixas, colocamos com algum esforço no carro e...

2. Com as caixas em mãos, é bom fazer duas coisas de preparação: ver se todos os pregos estão no lugar, martelando os que não estão pras caixas ficarem firmes, e passar um pano pra limpar as caixas também.




3. Depois disso, a etapa poeirenta: lixar bem as caixas! Isso serve mais pra tirar as farpas e pra esfolar os dedos. É gentileza usar uma luva, trust me.

4. Por fim (mas já?!), um verniz da sua escolha! A gente usou um cor "mogno", mas tem um mooonte, de várias marcas e cores, inclusive um natural que deixa a madeira da cor que é. Também dá pra pintar com outras cores, com algum tinta específica (dá muito bem pra arriscar uma tinta acrílica, mas aí não garanto a qualidade do produto!)
Pra pintar as 6 caixas usamos 1 lata e meia de verniz. E o pincel funcionou bem melhor que aquele rolinho de pintura, #ficaadica É bom: fazer em um lugar arejado e forrar bem o chão com jornal.



Depois é só escolher o uso preferido e curtir o charme da estante!


na cozinha

livros e mais livros


Comentários

disse…
Oi, Nath, td bom??? Sou a Renata que estudou com vc no Pré, no INEI, lembra? Faz tempo que acompanho suas postagens. Vc escreve mt bem, viu? Gosto mt das suas reflexões aqui no blog, a última foi espetacular!

Gostei da ideia da estante com caixotes. Já havia visto em alguns sites de decoração, mas ver alguém conhecido fazendo tem outro efeito.

Beijosss :*
Van disse…
Meu xodó tmb! vc e a estante!
Luisa disse…
Nossa! Há quanto tempo não passo por aqui! E consegui vir no dia em que você realiza meu sonho de consumo! Nunca achei que fosse tão simples! =D Ficaram lindas, Nath!
=*
João disse…
Olá Nathalia. Eu e minha esposa estamos procurando essas caixas faz algum tempo. Queremos montar uma estante na sala - a propósito, vamos aproveitar sua sugestão de acabamento com verniz ;) . Já fomos ao CEASA aqui em Brasília mas não conseguimos encontrar as ditas caixas... Seria possível indicar onde no CEASA as encontrou? Ficaremos muito agradecidos!
Nathália disse…
Oi João!

Desculpe a demora pra responder.

Da última vez que fizemos (temos dois "conjuntos" de seis caixas), foi meio difícil encontrar mesmo. O que nos falaram lá é que as caixas de madeira tão sendo substituídas pelas de plástico. Mas ainda tem! Uma amiga achou pouco antes do seu comentário.

O segredo é ir procurando, perguntar se tem alguém que conhece alguém que tenha... tivemos que fazer uma peregrinação lá até achar! Boa sorte! Depois conta aqui se deu certo. :)

Postagens mais visitadas deste blog

Hein?!

Eu adoro o jeito que a moda acompanha a vida real das pessoas. Essa semana, por exemplo, tivemos umas duas tempestades de neve, e as temperaturas tavam entre -20 e -10. Mas nas lojas encontramos nada mais nada menos que biquínis . É, biquíni. É, eu disse -20 graus, com neve. A coleção primavera já chegou, o que nos faz ao menos ter a esperança de que o inverno vai mesmo acabar um dia. Só que esse dia ainda vai demorar uns 2 meses pra chegar, e enquanto isso a gente tem que ficar sofrendo. Porque é a maior sacanagem, vários vestidos lindos, shorts gracinhas, um monte de blusa de alcinha... e você tendo que caçar uma suéter, porque peloamordedeuuus, que frio é esse! O bom disso é que as roupas de inverno entram em liquidação. Alguma coisa tinha que ser boa nesse esquema de pegadinha das lojas, né?!

Inverno

Esse ano o inverno caprichou, viu?! Eu achava que não podia ser pior do que o ano passado, mas... pode. Comecinho de abril, todo mundo já pronto para o calor ficar de vez (que o digam os shorts, saias e sandálias que saíram desfilando na quinta-feira!), uma população inteira cansada de frio e mais frio. Aí me vem um sábado com sensação térmica de -4 graus, chuva e um pouquinho de neve, e um vento que peloamordedeus... Tá bom, inverno. Você provou seu ponto, já temos quase 6 meses de convivência, você ganhou etc etc. A primavera pode chegar agora??? ^^

Parto da Elisa

41 semanas completas. Tinham sido 3 dias de contrações que iam e vinham, acupuntura, chás, caminhadas, tampão mucoso saindo... e nada de bebê. Encasquetei que eu precisava comprar uma cesta pequena de vime pra guardar qualquer coisa, virou imprescindível. Fomos então atrás, e tudo que eu pegava na loja gerava um questionamento do marcel. Enquanto isso, na escola, toda uma vida acontecendo, e ao invés de ter ido eu tava ali sendo temperada na ansiedade sem fim. Desisti de todas as compras e chorando falei que só queria ir pra casa. Minha vontade era de entrar numa toca, ficar quieta. Mas tinha que fazer ecografia e cardiotoco, então fomos pra maternidade. “acho que a bebê tava dormindo, vamos precisar repetir o exame porque ela não mexeu”. Tomei glicose na veia, já em frangalhos, e fiz o exame chorando. Será que estava tudo bem? Dessa vez ela mexeu, a ecografia tava ótima e mesmo assim o médico plantonista falou que 41 semanas era pra já nascer, que mesmo o bebê bem começava a ficar arr...