quinta-feira, 28 de julho de 2011

Faça você mesmo

Desde que mudamos pro apartamento atual, 1 ano atrás, essa estante de caixas é nosso grande xodó - e das visitas também, que adoram! São baratas, práticas e multi-uso - começaram a labuta na cozinha, antes dos armários chegarem; migraram pra sala, onde guardaram mimos e enfeites, e agora estão também no escritório, com livros e bagunça.

Quer aprender a fazer também? Simbora!

1. A primeira coisa é ir até o CEASA mais próximo e pedir pra alguém umas caixas de madeira. Aqui em Brasília nos cobraram 5 reais por caixa (sempre bom contribuir pra cerveja da galera, hein?!). Pegamos 6 caixas, colocamos com algum esforço no carro e...

2. Com as caixas em mãos, é bom fazer duas coisas de preparação: ver se todos os pregos estão no lugar, martelando os que não estão pras caixas ficarem firmes, e passar um pano pra limpar as caixas também.




3. Depois disso, a etapa poeirenta: lixar bem as caixas! Isso serve mais pra tirar as farpas e pra esfolar os dedos. É gentileza usar uma luva, trust me.

4. Por fim (mas já?!), um verniz da sua escolha! A gente usou um cor "mogno", mas tem um mooonte, de várias marcas e cores, inclusive um natural que deixa a madeira da cor que é. Também dá pra pintar com outras cores, com algum tinta específica (dá muito bem pra arriscar uma tinta acrílica, mas aí não garanto a qualidade do produto!)
Pra pintar as 6 caixas usamos 1 lata e meia de verniz. E o pincel funcionou bem melhor que aquele rolinho de pintura, #ficaadica É bom: fazer em um lugar arejado e forrar bem o chão com jornal.



Depois é só escolher o uso preferido e curtir o charme da estante!


na cozinha

livros e mais livros


5 comentários:

disse...

Oi, Nath, td bom??? Sou a Renata que estudou com vc no Pré, no INEI, lembra? Faz tempo que acompanho suas postagens. Vc escreve mt bem, viu? Gosto mt das suas reflexões aqui no blog, a última foi espetacular!

Gostei da ideia da estante com caixotes. Já havia visto em alguns sites de decoração, mas ver alguém conhecido fazendo tem outro efeito.

Beijosss :*

Van disse...

Meu xodó tmb! vc e a estante!

Luisa disse...

Nossa! Há quanto tempo não passo por aqui! E consegui vir no dia em que você realiza meu sonho de consumo! Nunca achei que fosse tão simples! =D Ficaram lindas, Nath!
=*

João disse...

Olá Nathalia. Eu e minha esposa estamos procurando essas caixas faz algum tempo. Queremos montar uma estante na sala - a propósito, vamos aproveitar sua sugestão de acabamento com verniz ;) . Já fomos ao CEASA aqui em Brasília mas não conseguimos encontrar as ditas caixas... Seria possível indicar onde no CEASA as encontrou? Ficaremos muito agradecidos!

Nathália disse...

Oi João!

Desculpe a demora pra responder.

Da última vez que fizemos (temos dois "conjuntos" de seis caixas), foi meio difícil encontrar mesmo. O que nos falaram lá é que as caixas de madeira tão sendo substituídas pelas de plástico. Mas ainda tem! Uma amiga achou pouco antes do seu comentário.

O segredo é ir procurando, perguntar se tem alguém que conhece alguém que tenha... tivemos que fazer uma peregrinação lá até achar! Boa sorte! Depois conta aqui se deu certo. :)