Pular para o conteúdo principal

Dois lados

primeiro ato

sábado, sol, praia de ipanema, passa uma moça vendendo cangas e colchas lindas.

eu paro pra perguntar o preço. vamos conversando, negociando, ela me dá um super desconto. quando vejo, já estamos as duas sentadas em outras cangas, batendo papo. cida, o nome dela. começa a me contar da vida, do que faz, do que gosta. diz que é cabelereira, e eu logo me animo: "ah, sério? to querendo cortar meu cabelo, cê não corta pra mim, não?"

ela disse que sim, que cortava. é de brasília também, sobradinho, mas já está no rio há 25 anos. riso fácil, conversa boa, diz que da próxima vez que eu vier pro rio é pra ficar na casa dela. trocamos telefone, ela me dá um brinco de presente e diz que se um dia tiver uma neta, vai dar o nome de nathália, "porque toda nathália é ótima!". eu que não vou discordar, né?!

na outra semana, nos encontramos por acaso na praia de novo, como velhas amigas. mais papo, mais combinações, o encontro pro tal corte de cabelo - amanhã, hein?! dia do aniversário dela, comprei um bolinho pra gente comemorar. ela furou no primeiro dia, verdade, mas veio no segundo sem falta. de tesoura em mãos e um creme pra fazer uma hidratação - mais um presente que ela ia me dar.

conversamos, rimos um monte, ela cortou meu cabelo, fez a hidratação e ainda secou. comeu bolo, tomou café, disse que eu tinha cara de ipanema e levou o resto do bolo pra exibir na praia.

entreatos

a cida me diz, depois, que não é bom jogar nosso cabelo no lixo, não. melhor jogar no mar, dar lá pra iemanjá (ela jura que eu sou mesmo de oxum, mas vai que tem uma iemanjá na jogada?!).

eu, como boa credora de todas as fés, não me arrisco a desobedecer. e hoje, depois de um dia esquisito, resolvo ir lá fazer a inusitada oferenda.

segundo ato

quarta, bem-quase-noite, copacabana. eu parada de frente pro mar, olhando as ondas irem e virem.

praia vazia, frio, passam 3 meninos correndo na minha frente, e eu nem tchum. continuei lá, acompanhando o vai-vem das ondas, tralirá-poesia-tchururu...
chegam mais 3 meninos, agora mais perto. fiquei olhando, por um instante pensei que eles iam pedir informação. mas eles pediram minha bolsa. segurei a bolsa do lado e pedi que não, por favor. um deles olhou e falou de novo, "me dá a bolsa", enquanto quase pegava meu pescoço. eu me dobrei um pouco e dei um grito alto, assustando os meninos e chamando atenção de um casal que estava perto. os meninos saíram correndo pra um lado, eu fui pra perto do casal tremendo, e voltei pra casa com eles, que perceberam meu susto e gentilmente me acompanharam.

não me machuquei, ainda bem (depois que passou tudo que fui pensar que eles podiam estar com alguma arma, podiam ter me batido, empurrado, qualquer coisa) e nem levaram nada.

quer dizer, levaram.

levaram a sensação de segurança e conforto que eu estava tendo no rio; levaram uma parte do meu não-preconceito (e me orgulho em dizer que anos estudando diversidade funcionam - se os meninos, que podiam se encaixar em todos os esteriótipos do "medo", não tivessem pedido pela minha bolsa três vezes, eu ia estar até agora achando que eles iam me perguntar as horas). levaram minha tranquilidade e minha esperança de que ver o mar ia melhorar o dia.

mas não levaram meu teimoso otimismo, nem o ainda mais teimoso encantamento com o que pode vir da vida. é por isso que essa história é contada em dois atos; porque são dois os lados, intensos e vívidos, dessa cidade cheia de contrastes que pede urgência de todas as sensações e emoções...

Comentários

Anônimo disse…
tão tenso e denso, com uma beleza...

Postagens mais visitadas deste blog

Fiando junto

tem vezes que a vida parece um novelo de lã embaraçado, todo enrolado. cores misturadas, fios que começam sabe-se lá onde, e que parecem não ter fim. vez ou outra, ao ver a bagunça toda, dá vontade de arrumar. organizar, desembaraçar, tentar pelo menos saber quais lãs tão ali no meio. é uma tarefa delicada, que exige paciência. desenrola de um lado, mas enrola do outro; tenta achar o fio da meada, mas ops, perde de novo. e aí vem uma "fiadora". ela que segura o novelo enquanto eu desenrolo, olhando fundo no meu olho, sem recuar, me lembrando também da beleza que existe no caos. e vamos assim, fiando juntas as tramas e bagunças dessa vida que é tanta.

Aprendendo thai - lição 1

Aprender tailandês é uma aventura sem fim - eles têm mil letras diferentes pra um mesmo som, regras sem pé na cabeça, significados distintos (às vezes MUITO distintos) para palavras idênticas, mas com tons diferentes, e um alfabeto desenhadinho que dá a maior trabalheira pra aprender. Mas é uma língua muito poética, simples à sua maneira, e que revela muito do jeito de ser e pensar do seu povo. Quer ver? ใจ(djai) significa literalmente coração, e tem milhões de usos e significados. Por exemplo: Se você entende alguma coisa, você fala que เข้าใจ (khaw djai). เข้า (khaw) é entrar, ou seja: entender é entrar no coração . Tá triste? เสียใจ (sia djai) - เสีย (sia) significa estragar, estragado. Tristeza, então, é um coração que precisa ir pro conserto. E é assim com tudo: confuso é quem troca de coração (plian djai - เปลี่ยนใจ); benevolente tem o coração bom (dii djai - ดีใจ ); aliviado é quem tem o coração desobstruído, livre (glong djai - คล่องใจ); agonia é ter o coração pequeno (nói dja

saudade

esses dias tenho pensado muito sobre saudade - sobre a que eu estou "matando", aqui, ao rever pessoas e lugares queridos, e sobre a outra que eu estou alimentando, das pessoas e lugares do brasil. queria, mais uma vez, tentar explicar como que traduz essa tal saudade. me vi com um certo orgulho de pensar que é impossível traduzir saudade. que é uma palavra tão nossa que não existe equivalente no mundo. que falar que é "sentir falta" (miss you, por exemplo), não faz nem cosquinha no que é a saudade mesmo. será que a diferença é só poética? será que sentir falta de algo, de alguém, é diferente de sentir saudade? assim, a saudade me parece um "pó de poesia", talvez de ternura também, pra contrariar a aparente "mecanicidade" de "só" sentir falta. vai ver a saudade é quando a falta é também doce, e quando dói um pouquinho no aperto que dá, tudo ao mesmo tempo. a saudade é também aquele sorriso que vem pro rosto quando uma lembrança che