Pular para o conteúdo principal

Free School 9 - turmas e horários

A questão das turmas é: Então as "turmas" são separadas por idade? Por vontade de aprender?

Elas são separadas por idade, sim; a diferença é que essa separação não é muito rígida. Cada turma na verdade tem duas "séries", com crianças mais ou menos na mesma faixa etária. Começa na pré-escola, com crianças de 3 e 4 anos, e vai assim até o ensino fundamental 2 (7o e 8o anos, com adolescentes de 12 a 14 anos). A única série que fica sozinha (esse ano letivo, por causa do número de alunos) é a 4a.

Vou colocar o exemplo do horário do grupo do 7o e 8o anos, para explicar melhor como funciona essa divisão:


Segunda
9h-9h30: Reunião de atividades {A escola toda participa, e é obrigatória. Nesse dia eles repassam os horários da semana, relatam atividades especiais, começam a semana}
10h-11h: Reunião da turma {O grupo de duas turmas, que têm a mesma sala base (homeroom) e um professor, se encontram para conversar também. Nessa hora, cada turma está em sua sala, com seu professor/a}
13h-14h45: Artes avançadas {Não é obrigatório participar dessa aula; ela está sendo ofertada porque os alunos mostraram interesse no início do ano. Se alguma criança de outra idade/turma tem interesse, pode participar também}
14h-14h45: Inglês {De novo, não é obrigatório, mas é fortemente recomendado. Se uma criança da 5a série consegue acompanhar essa aula, ela pode participar, sem problemas}
13h-14h45: Stop/motion video {Daqui pra frente copiar e colar as informações acima: não é obrigatório, é por interesse, todos podem participar}

Terça
9h-9h45: Matemática {Esse ano toda a turma escolheu fazer essa aula}
10h-11h: História 2
10h-12h: Rampas e bolinhas de gude {É uma aula de física em que eles fazem vários experimentos com rampas e bolinhas, calculam inclinação, força e tudo aquilo que eu "aprendi" copiando fórmulas do quadro. Confesso que morro de inveja dessa aula}
11h15-12h: Estudos Sociais
13h-14h45: Culinária avançada
13h-14h45: Stop/motion video

No resto da semana eles têm também aula de espanhol, música, coral, mídia e documentário, e uma outra reunião da turma na sexta-feira. Além disso, existem vários projetos em andamento na escola, desde basquete e jardinagem até laboratório de ciências e projetos de ação comunitária. E não, eu não digitei errado os horários não, é que as aulas se sobrepõem mesmo. Lembrem que estamos partindo do pressuposto da escolha e do interesse!

Então, as turmas existem, e são separadas por idade, em alguns momentos, e por interesse em outros. Cada turma tem a sua sala base, que também funciona como sala de outras matérias em outros momentos - como eu contei, a sala do 4o ano, por exemplo, é também sala da aula de ukelele e de inglês. E o professor do 7o e 8o anos também é o que dá aula de stop/motion vídeo, e de mídia e documentário.

Nos próximos capítulos: a transição para a universidade e outros ambientes "não tão free assim"; como fazer o caminho inverso (educação libertária no ensino superior, depois de anos funcionando de um jeito); e os desafios e belezas do ócio. E, claro, querendo mais FAQs é só perguntar! Meu plano é juntar tudo isso aqui depois e transformar na minha dissertação de mestrado (com otras cositas más, claro). Quem vem? :)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

cheiros

{escrito em julho de 2015} bangkok tem um cheiro muito peculiar, que toda vez me intriga e me faz querer tentar descrever. não é um cheiro que se sente toda hora, e nem em todo lugar. mas todas as vezes que o cheiro vem, é inconfundível: cheiro de bangkok. é um cheiro acre, e olha que eu acho que nunca tinha usado essa palavra antes, a não ser pra falar do estado. mas é a única que me vem à cabeça quando penso nesse cheiro. é forte, é perfurante. não é um cheiro bom, já que lembra esgoto e comida estragada, mas por incrível que pareça também não é um cheiro ruim. parece impossível, mas apesar da combinação incômoda e nada perfumada, não chega a ser um fedor óbvio. talvez seja porque ele chega sem aviso, e logo passa. vem como um sopro, quase, só que intenso. às vezes acho que ele vem pra me lembrar que estou aqui, pra não me deixar enganar pelos shoppings e pelos ares cosmopolitas: eu não estou em qualquer grande cidade do mundo. eu estou em bangkok.

Parto da Elisa

41 semanas completas. Tinham sido 3 dias de contrações que iam e vinham, acupuntura, chás, caminhadas, tampão mucoso saindo... e nada de bebê. Encasquetei que eu precisava comprar uma cesta pequena de vime pra guardar qualquer coisa, virou imprescindível. Fomos então atrás, e tudo que eu pegava na loja gerava um questionamento do marcel. Enquanto isso, na escola, toda uma vida acontecendo, e ao invés de ter ido eu tava ali sendo temperada na ansiedade sem fim. Desisti de todas as compras e chorando falei que só queria ir pra casa. Minha vontade era de entrar numa toca, ficar quieta. Mas tinha que fazer ecografia e cardiotoco, então fomos pra maternidade. “acho que a bebê tava dormindo, vamos precisar repetir o exame porque ela não mexeu”. Tomei glicose na veia, já em frangalhos, e fiz o exame chorando. Será que estava tudo bem? Dessa vez ela mexeu, a ecografia tava ótima e mesmo assim o médico plantonista falou que 41 semanas era pra já nascer, que mesmo o bebê bem começava a ficar arr...

Fiando junto

tem vezes que a vida parece um novelo de lã embaraçado, todo enrolado. cores misturadas, fios que começam sabe-se lá onde, e que parecem não ter fim. vez ou outra, ao ver a bagunça toda, dá vontade de arrumar. organizar, desembaraçar, tentar pelo menos saber quais lãs tão ali no meio. é uma tarefa delicada, que exige paciência. desenrola de um lado, mas enrola do outro; tenta achar o fio da meada, mas ops, perde de novo. e aí vem uma "fiadora". ela que segura o novelo enquanto eu desenrolo, olhando fundo no meu olho, sem recuar, me lembrando também da beleza que existe no caos. e vamos assim, fiando juntas as tramas e bagunças dessa vida que é tanta.