A questão das turmas é: Então as "turmas" são separadas por idade? Por vontade de aprender?
Elas são separadas por idade, sim; a diferença é que essa separação não é muito rígida. Cada turma na verdade tem duas "séries", com crianças mais ou menos na mesma faixa etária. Começa na pré-escola, com crianças de 3 e 4 anos, e vai assim até o ensino fundamental 2 (7o e 8o anos, com adolescentes de 12 a 14 anos). A única série que fica sozinha (esse ano letivo, por causa do número de alunos) é a 4a.
Vou colocar o exemplo do horário do grupo do 7o e 8o anos, para explicar melhor como funciona essa divisão:
Segunda
9h-9h30: Reunião de atividades {A escola toda participa, e é obrigatória. Nesse dia eles repassam os horários da semana, relatam atividades especiais, começam a semana}
10h-11h: Reunião da turma {O grupo de duas turmas, que têm a mesma sala base (homeroom) e um professor, se encontram para conversar também. Nessa hora, cada turma está em sua sala, com seu professor/a}
13h-14h45: Artes avançadas {Não é obrigatório participar dessa aula; ela está sendo ofertada porque os alunos mostraram interesse no início do ano. Se alguma criança de outra idade/turma tem interesse, pode participar também}
14h-14h45: Inglês {De novo, não é obrigatório, mas é fortemente recomendado. Se uma criança da 5a série consegue acompanhar essa aula, ela pode participar, sem problemas}
13h-14h45: Stop/motion video {Daqui pra frente copiar e colar as informações acima: não é obrigatório, é por interesse, todos podem participar}
Terça
9h-9h45: Matemática {Esse ano toda a turma escolheu fazer essa aula}
10h-11h: História 2
10h-12h: Rampas e bolinhas de gude {É uma aula de física em que eles fazem vários experimentos com rampas e bolinhas, calculam inclinação, força e tudo aquilo que eu "aprendi" copiando fórmulas do quadro. Confesso que morro de inveja dessa aula}
11h15-12h: Estudos Sociais
13h-14h45: Culinária avançada
13h-14h45: Stop/motion video
No resto da semana eles têm também aula de espanhol, música, coral, mídia e documentário, e uma outra reunião da turma na sexta-feira. Além disso, existem vários projetos em andamento na escola, desde basquete e jardinagem até laboratório de ciências e projetos de ação comunitária. E não, eu não digitei errado os horários não, é que as aulas se sobrepõem mesmo. Lembrem que estamos partindo do pressuposto da escolha e do interesse!
Então, as turmas existem, e são separadas por idade, em alguns momentos, e por interesse em outros. Cada turma tem a sua sala base, que também funciona como sala de outras matérias em outros momentos - como eu contei, a sala do 4o ano, por exemplo, é também sala da aula de ukelele e de inglês. E o professor do 7o e 8o anos também é o que dá aula de stop/motion vídeo, e de mídia e documentário.
Nos próximos capítulos: a transição para a universidade e outros ambientes "não tão free assim"; como fazer o caminho inverso (educação libertária no ensino superior, depois de anos funcionando de um jeito); e os desafios e belezas do ócio. E, claro, querendo mais FAQs é só perguntar! Meu plano é juntar tudo isso aqui depois e transformar na minha dissertação de mestrado (com otras cositas más, claro). Quem vem? :)
Elas são separadas por idade, sim; a diferença é que essa separação não é muito rígida. Cada turma na verdade tem duas "séries", com crianças mais ou menos na mesma faixa etária. Começa na pré-escola, com crianças de 3 e 4 anos, e vai assim até o ensino fundamental 2 (7o e 8o anos, com adolescentes de 12 a 14 anos). A única série que fica sozinha (esse ano letivo, por causa do número de alunos) é a 4a.
Vou colocar o exemplo do horário do grupo do 7o e 8o anos, para explicar melhor como funciona essa divisão:
Segunda
9h-9h30: Reunião de atividades {A escola toda participa, e é obrigatória. Nesse dia eles repassam os horários da semana, relatam atividades especiais, começam a semana}
10h-11h: Reunião da turma {O grupo de duas turmas, que têm a mesma sala base (homeroom) e um professor, se encontram para conversar também. Nessa hora, cada turma está em sua sala, com seu professor/a}
13h-14h45: Artes avançadas {Não é obrigatório participar dessa aula; ela está sendo ofertada porque os alunos mostraram interesse no início do ano. Se alguma criança de outra idade/turma tem interesse, pode participar também}
14h-14h45: Inglês {De novo, não é obrigatório, mas é fortemente recomendado. Se uma criança da 5a série consegue acompanhar essa aula, ela pode participar, sem problemas}
13h-14h45: Stop/motion video {Daqui pra frente copiar e colar as informações acima: não é obrigatório, é por interesse, todos podem participar}
Terça
9h-9h45: Matemática {Esse ano toda a turma escolheu fazer essa aula}
10h-11h: História 2
10h-12h: Rampas e bolinhas de gude {É uma aula de física em que eles fazem vários experimentos com rampas e bolinhas, calculam inclinação, força e tudo aquilo que eu "aprendi" copiando fórmulas do quadro. Confesso que morro de inveja dessa aula}
11h15-12h: Estudos Sociais
13h-14h45: Culinária avançada
13h-14h45: Stop/motion video
No resto da semana eles têm também aula de espanhol, música, coral, mídia e documentário, e uma outra reunião da turma na sexta-feira. Além disso, existem vários projetos em andamento na escola, desde basquete e jardinagem até laboratório de ciências e projetos de ação comunitária. E não, eu não digitei errado os horários não, é que as aulas se sobrepõem mesmo. Lembrem que estamos partindo do pressuposto da escolha e do interesse!
Então, as turmas existem, e são separadas por idade, em alguns momentos, e por interesse em outros. Cada turma tem a sua sala base, que também funciona como sala de outras matérias em outros momentos - como eu contei, a sala do 4o ano, por exemplo, é também sala da aula de ukelele e de inglês. E o professor do 7o e 8o anos também é o que dá aula de stop/motion vídeo, e de mídia e documentário.
Nos próximos capítulos: a transição para a universidade e outros ambientes "não tão free assim"; como fazer o caminho inverso (educação libertária no ensino superior, depois de anos funcionando de um jeito); e os desafios e belezas do ócio. E, claro, querendo mais FAQs é só perguntar! Meu plano é juntar tudo isso aqui depois e transformar na minha dissertação de mestrado (com otras cositas más, claro). Quem vem? :)
Comentários