Pular para o conteúdo principal

Free School 3 - como funciona?

Pra explicar um pouco a escola, vou contar do começo: de como os pais matriculam os filhos, como é o começo do ano letivo, quais são as regras da escola, essas coisas. Se preparem pra muitos parênteses, talvez alguns desvios e grandes chances de muitas perguntas a serem respondidas em outros posts.

Se você tiver interesse na Free School, vai preencher um formulário pra entrar na lista de espera deles. As crianças podem começar a partir dos 3 anos, e a escola vai até os 14 (Junior High, antes do Ensino Médio). Quando tiver uma vaga na turma que você quer {depois eu explico sobre essa história das turmas!}, eles entram em contato. Você e seu filho vão então na escola, conhecer e conversar com os professores. Se continuarem interessados, seu filho vai ter um tempo de experiência, antes da matrícula: 3 dias para as crianças da pré-escola, e 5 dias para todos os outros. Se depois desses dias, você E seu filho ainda quiserem a escola, matrícula feita e a conversa sobre quanto você pode pagar da mensalidade. Esse "e" ali em cima tá destacado porque é uma das regras deles: a criança tem que querer estudar na escola. Não adianta ser uma vontade dos pais apenas, porque senão vira um sistema de obrigação como qualquer outra escola, e a proposta é justamente mudar isso.

Matrícula feita, vamos começar o ano letivo. Antes: lá não tem uniforme (acho que quase nenhuma escola dos EUA tem, a não ser as particulares muito chiques - me corrijam se não for isso!), e a escola oferece todas as refeições (café da manhã, lanche, almoço e outro lanche; me lembrem de escrever um post só sobre as refeições, é uma parte essencial da escola!); os livros são subsidiados pelo estado, apesar da escola não ser registrada e não seguir o currículo oficial e nem os testes obrigatórios (são muitos nos EUA). Então você tem que praticamente só levar seu filho mesmo.

A escola é dividida em turmas, agrupadas mais ou menos de dois em dois anos. Cada turma tem um professor responsável, e uma sala-base (homeroom). Umas duas vezes por semana a turma se reúne para falar sobre as atividades que estão acontecendo, conversar e também bolar e decidir sobre a excursão que vão fazer naquele ano - todo ano, cada turma decide um lugar para visitar, e as crianças têm que organizar tudo. Mas eu explico mais sobre isso quando for falar dos projetos e atividades da escola, senão não vai dar certo.

No começo do ano, os professores das turmas fazem uma entrevista individual com cada criança, para saber seus interesses, o que querem aprender, quais os objetivos que têm e que lugares gostariam de visitar (para as excursões). No final da primeira semana, todos os professores se reúnem, com todos os interesses e vontades de todos os alunos, e partem pro gostoso desafio de montar o quebra-cabeça, juntando o que os alunos querem, o que os professores podem oferecer, o que os pais e a comunidade podem ajudar, e assim montam os horários.

A escola tem vários combinados e regras; na parede do Big Room, onde acontecem as reuniões, tem um papel grande com os combinados escritos, e um aviso: nem todas as regras estão listadas!


As 'maiores' regras, segundo minha interpretação do que vi e ouvi, são: qualquer pessoa pode pedir uma Assembleia (Council Meeting) a qualquer momento, e todos têm que comparecer, parando o que estiverem fazendo. A participação nas reuniões de atividades, que acontecem toda segunda-feira de manhã, também é obrigatória. Quando alguém fala pra outra pessoa parar de fazer alguma coisa, essa pessoa precisa parar, e nenhum tipo de violência é tolerado.

(foto: Sophia, 11 anos)

Inclusive, no meu primeiro dia lá, logo depois do almoço, uma assembleia foi chamada por uma menina de 13 anos - mas vou contar tudo em um post só sobre as Assembleias, porque são muitos detalhes e coisas interessantes. Então acho que essa terceira parte termina aqui, e na próxima eu começo falando das tais council meetings.

(pra quem pegou o bonde andando e quer saber o começo da história, garanta seu lugar na janelinha aqui, aqui e aqui).





Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Obrigada querida!
Estou aguardando os proximos capitulos!!! bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Fiando junto

tem vezes que a vida parece um novelo de lã embaraçado, todo enrolado. cores misturadas, fios que começam sabe-se lá onde, e que parecem não ter fim. vez ou outra, ao ver a bagunça toda, dá vontade de arrumar. organizar, desembaraçar, tentar pelo menos saber quais lãs tão ali no meio. é uma tarefa delicada, que exige paciência. desenrola de um lado, mas enrola do outro; tenta achar o fio da meada, mas ops, perde de novo. e aí vem uma "fiadora". ela que segura o novelo enquanto eu desenrolo, olhando fundo no meu olho, sem recuar, me lembrando também da beleza que existe no caos. e vamos assim, fiando juntas as tramas e bagunças dessa vida que é tanta.

Aprendendo thai - lição 1

Aprender tailandês é uma aventura sem fim - eles têm mil letras diferentes pra um mesmo som, regras sem pé na cabeça, significados distintos (às vezes MUITO distintos) para palavras idênticas, mas com tons diferentes, e um alfabeto desenhadinho que dá a maior trabalheira pra aprender. Mas é uma língua muito poética, simples à sua maneira, e que revela muito do jeito de ser e pensar do seu povo. Quer ver? ใจ(djai) significa literalmente coração, e tem milhões de usos e significados. Por exemplo: Se você entende alguma coisa, você fala que เข้าใจ (khaw djai). เข้า (khaw) é entrar, ou seja: entender é entrar no coração . Tá triste? เสียใจ (sia djai) - เสีย (sia) significa estragar, estragado. Tristeza, então, é um coração que precisa ir pro conserto. E é assim com tudo: confuso é quem troca de coração (plian djai - เปลี่ยนใจ); benevolente tem o coração bom (dii djai - ดีใจ ); aliviado é quem tem o coração desobstruído, livre (glong djai - คล่องใจ); agonia é ter o coração pequeno (nói dja

saudade

esses dias tenho pensado muito sobre saudade - sobre a que eu estou "matando", aqui, ao rever pessoas e lugares queridos, e sobre a outra que eu estou alimentando, das pessoas e lugares do brasil. queria, mais uma vez, tentar explicar como que traduz essa tal saudade. me vi com um certo orgulho de pensar que é impossível traduzir saudade. que é uma palavra tão nossa que não existe equivalente no mundo. que falar que é "sentir falta" (miss you, por exemplo), não faz nem cosquinha no que é a saudade mesmo. será que a diferença é só poética? será que sentir falta de algo, de alguém, é diferente de sentir saudade? assim, a saudade me parece um "pó de poesia", talvez de ternura também, pra contrariar a aparente "mecanicidade" de "só" sentir falta. vai ver a saudade é quando a falta é também doce, e quando dói um pouquinho no aperto que dá, tudo ao mesmo tempo. a saudade é também aquele sorriso que vem pro rosto quando uma lembrança che